terça-feira, 20 de maio de 2014

Tigue D'agua

Esta foi minha última aquisição uma tartaruga Tigue D'agua Brasileira.Para você cria-la vão algumas coisas que observei.
Primeiro comprei um aquário de 20 por 15cm e coloquei areia (não cascalho) areia de praia mesmo, além disso comprei 1kg e pouco de pedras para que a pequenina tivesse aonde descansar.Comprei o aquário pois não encontrei um terrário adequado para repteis, então o vendedor me informou que não havia problema.
Outro fato importante é que a tartaruguinha precisa de uma fonte de luz para manter seu corpo quente, como todo réptil,um banho de Sol (LUZ quentinha) é obrigatório.PORÉM NÃO COMPREI UM AQUÁRIO COM ILUMINAÇÃO.
Comprei também uma ração para tartaruga e foi recomendado que eu comprasse uma bomba com filtro pra oxigenação da água e limpeza do aqua.
Ao chegar em casa o maridão teve uma bela/péssima idéia colocar a tartaruga no outro aquário grande que tinhamos.
Veja como ele é:

    O aquário, esqueci de incluir na conversa, ele possuía alguns peixes: 5 Neons, 2 Guppys, 1 Betta e outro peixinho do tamanho da Betta (esqueci o nome dele).
Ainda possui uma planta que plantamos e ela já fincara as raizes no substrato

Resultado:
A tartaruga se adaptou muito bem ao aquário, nada bastante, toma seu banho de luz nas pedras e se alimenta bem.  

Porém:

Mesmo alimentando muito bem a tartaruga com sua ração três vezes por dia, ela atacou a Betta até ela ficar sem nenhuma calda, engoliu todos os Neons.Além disto comeu toda a nossa planta.
CONCLUSÃO: TARTARUGA SÓ COMBINA COM ALGUMAS ESPÉCIES DE PEIXES, ELES NÃO PODEM SER MUITO PEQUENINOS, TEM QUE SER PEIXES RÁPIDOS (FUGA RÁPIDA) E NÃO PODEM TER CALDAS LONGAS COMO VEIS DE NOIVA E AFINS.

Dai o que fizemos: 
Em vez de tirarmos ela de lá, compramos novos peixes seguindo a dica acima e pelo que observamos.Compramos 2 Paulistinhas fluorecentes de um tamanho grande (eles são muito rápidos), dois limpa vidro (que são tão rápidos que mal conseguimos pegar eles com a mão) e 2 Colisas (que são peixes um pouco maiores).

No que deu:
A tartaruga se interessou mais pelos chupa vidro fica querendo abocanha-los porém não tem a mínima chance contra a velocidade deles, e pra frisar estes ficam em fendas do aqua que a tartaruguinha não chega.As colisas se escondem nas fendas da pedra e são muito medrosas, os Paulistinhas nem se incomodam pois nadam muito rápido.E por fim a Betta já ficou esperta com a ameaça toda vez que a tartaruga passa se esconde na casa do Bob Esponja.E para completar, como gostamos do aqua plantado plantamos o que sobrou da plantinha atrás das pedras de banho de luz, de forma que a  Tigue D'agua não possa come-la; 

Estas foram algumas das minhas experiencias com a minha tartaruguinha espero que ajude os iniciantes, e quem tiver mais alguma dica ou algo a acrescentar vai ajudar muito...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário